Ouvido Absoluto

27 de ago. de 2007 · 0 comentários

Vejam que legal esse artigo escrito por Rafael Salgado Ribeiro sobre ouvido absoluto. Este pequeno artigo que o Rafael escreveu (Oito coisas que todo músico deve saber sobre o ouvido absoluto) com a orientação do prof. Ms. Marcelo Mello,é bastante interessante,direto,e muito esclarecedor. Perfeito para quem não conheçe,nunca ouviu falar,ou ainda tem alguma dúvida referente a este assunto.
clique aqui para baixar o artigo em pdf.

Play Along - Dave Weckl

· 13 comentários

Vou postar aqui no blog um play along muito bom do grande baterista Dave Weckl. São 2 cd's  de mp3  com 7 faixas em cada um.O primeiro CD é sem a bateria, e o segundo é com a bateria. Muito bom!!! Aqui vão os links para download :

* Play Along Dave Weckl - Sem Bateria
* Play Along Dave Weckl - Com Bateria

Harmonia 1 - por Alan Gomes

25 de ago. de 2007 · 0 comentários

Esse é o primeiro volume do curso de harmonia que Alan Gomes está desenvolvendo. Como ele mesmo diz : "Este método foi planejado e desenvolvido para ser um diferencial no mercado, com
conteúdos bastante explicativos e completos, visando tanto o iniciante quanto o profissional da área,que necessita se aperfeiçoar, porém não encontra materiais adequados para este fim, em português.Ao todo, serão três volumes totalizando aproximadamente mil páginas e 700 exercícios (com correções a serem publicadas posteriormente), além de cerca de 500 músicas rigorosamente selecionadas. Tudo isso para que o leitor consiga tirar o maior proveito possível desta arte chamada harmonia". Muito bom!!!
clique aqui para baixar.

obs: o livro está em formato .pdf !

 

Artigos do Turi Collura

· 2 comentários

Muito bom os artigos que o pianista,compositor, e professor Turi Collura, disponibilizou para download em seu site.Tensão e resolução melódicas,Análise melódica,o estudo da improvisação,as escalas do blues,são só alguns dos vários artigos interessantes que ele escreveu.Vale a pena conferir.
LINK

Metrônomo Virtual

· 0 comentários

Achei dois metrônomos virtuais muito bons para baixar.O primeiro(da Metronome 1.0),é mais simples e mais leve,porém bastante eficaz.O outro(D'Accord),tem um visual mais elaborado e alguns recursos a mais.Tambem é muito bom,mas eu particularmente gostei mais do timbre do metrônomo simples.Enfim,é perfeito pra quem quer estudar,e não tem um metrônomo em casa.Muito bom!!
aqui vão os links para download :
* Da Metronome 1.0 - 48 KB
* D'Accord - 4.89 MB

Leiam também esse artigo escrito por Joel Jr. sobre mêtronomo publicado no site batera. Muito bom!!

Digital Drums

· 1 comentários

Desenvolvida por Glauber A. Dantas e Carlos Eduardo Basso,essa é a bateria digital mais legal que eu já vi! Sua finalidade é tocar sons realísticos de bateria ao ser pressionadas suas respectivas teclas(do computador),sendo assim possível executar vários rítmos. Junto com o programa vem uma série de arquivos no formato .wav, com sons de Bateria com qualidade Digital, simulando uma Bateria de verdade. É lógico que não se deve comparar uma bateria real com o programa,mas já da pra se divertir bastante.Muito Legal!!!
clique aqui para baixar o programa.

obs : leia com atenção os arquivos de ajuda do programa,pois ele explica detalhadamente como configurar a placa de som,instalar o programa,configurar as teclas,etc..

ASIO4ALL - Baixa latência ao alcance de todos

21 de ago. de 2007 · 0 comentários

Para que uma interface de áudio possa oferecer desempenho razoável, além da qualidade na conversão do áudio, é preciso que o seu driver possua uma “latência” baixa, e não imponha um atraso significativo (às vezes, proibitivo) no fluxo dos dados de áudio. A latência baixa é particularmente importante quando se quer monitorar na saída do software o sinal que está sendo gravado na entrada, ou quando se deseja tocar um instrumento virtual via MIDI em tempo real. Nesses casos, se a latência estiver maior do que uns 10 ms, as coisas ficam realmente muito ruins: a monitoração é ouvida como um eco e o sintetizador virtual soa com um atraso desagradável.
Leia mais.....

Clique aqui para baixar o driver.

Sistema de afinação "one touch" para bateria.

· 0 comentários

Imagine que você pudesse alterar a afinação da sua bateria com apenas um pequeno ajuste – girava uma chave no sentido dos ponteiros do relógio e o pitch subiria, girando-a no sentido inverso o pitch desceria. Agora pense que nunca mais necessitaria de ajustar os pequenos rods de tensão individuais. Isto significaria que poderia tocar a bateria enquanto a afinava em simultâneo, tal qual um instrumento melódico.
Leia mais.....

PaceMaker Plug-in v2.1

· 2 comentários

PaceMaker é um plug-in para o winamp,e com ele você pode :
* Aumentar ou diminuir o tempo da música sem afetar o tom.
* Mudar o tom da música sem afetar o tempo.
* Mudar a velocidade de reprodução da música,como se fosse um vinil sendo tocado em velocidade diferente.
* Fazer tudo isso ao mesmo tempo.
Esse plug-in é perfeito para tirar aquela passagem,virada,etc...que você acha "impossível" de executar no seu instrumento.MUITO BOM MESMO!!!!
aqui vão os links para download:
* PaceMaker - download,dicas de instalação e mais informações.
* Winamp Lite - o mais leve de todos,sem frescura.


Software guido 1.03

· 1 comentários

Vou postar aqui no blog,um software auxiliar no estudo de percepção e treinamento auditivo para vocês baixarem.Esse software(guido v1.03),foi desenvolvido por Bruno Basseto,e com ele o usuário pode selecionar diversos tipos de estudos para realizar. Entre eles estão:o estudo de intervalos,tríades,tétrades,modos,notas, acordes,etc..E junto com o software de percepção musical,vem também um teste de Memória Musical,que produz sequências de notas que devem ser reproduzidas pelo estudante.A cada sequência completa pelo usuário,o computador vai adicionando mais notas à melodia original.Enfim...muito bom!vale a pena baixar e conferir!!!!
Clique aqui para baixar o software.

obs: Leia com atenção os arquivos txt (leia-me) que vem
junto com o software,para saber como funciona o programa.

Loucos por áudio

· 0 comentários

Bom, essa é a minha dica para o pessoal que se liga em tecnologia, e como diz em uma matéria nesse mesmo blog, "para os micreiros musicais" o blog loucos por áudio tem realmente bastante conteúdo sobre diversos assuntos como equipamentos, softwares, plugins, entrevistas e afins.
Enfim , um Blog muito interessante para aqueles que como eu pesquisam sobre estes assuntos...

Dicas da nana !

16 de ago. de 2007 · 0 comentários

Eu simplismente me apavorei quando vi a quantidade de informações úteis e interessantes contida nesse blog.O blog "dicas da nana" tem : agenda dos festivais que rolam esse ano,dicas de audio,shows,gravação,rádios,contatos,etc..,também tem uma lista extensa com endereços de rádios que tocam independentes,órgãos responsavéis por registros na área autoral e muuuuito mais!!!!!
muito bom!!!!vale a pena conferir...e parabéns nana!!!

Voz

· 0 comentários

Eu adoro cantar, e nem sempre consigo cantar como queria, o que me deixa triste as vezes.....mas acabo tentando me adaptar as limitações que surgem, pois é o que vejo muitos cantores bons fazer. Toda voz em si pode ter a sua peculiaridade, o estilo, aquilo que parece errado as vezes pode estar certo. De certa forma acho que vale a pena procurar se conhecer um pouco mais nesse quesito, e dar ouvidos a opinião de profissionais. Nesse Link você vai conhecer muitos erros cometidos no dia a dia que podem atrapalhar um pouco (ou muito) o seu desejo de cantar. Mas sem radicalismo! Tente algumas das opções listadas (ou todas, se tiver força de vontade) com a intensão de se conhecer. De todos os testes que ja consegui fazer, até então o mais interessante foi o descanso...sempre que durmo o suficiente (cerca de 8 horas +ou-) eu acordo, bebo uma agua em temperatura ambiente, e dentro de uma ou duas horas mais ou menos estou com com a voz muito boa, alcançando tons e timbres que gosto, logo fico bem feliz, sem aquela pulga atras da orelha que fica dizendo "ei! afinal você quer cantar ou não?". Comer maçã ainda não me impressionou muito. Ja procurar não falar muito alto normalmente quando não precisa, acho que me ajuda sim. Bom, veja você mesmo, na internet tem muita coisa....e o sr. google pode nos dar muitas dicas.

Rafael Sonic - Coisas do Além, e Depois

12 de ago. de 2007 · 0 comentários

Foi lançado oficialmente dia 5 de agosto no site da trama,o novo disco do nosso grande amigo,grande compositor,e agora colaborador do blog,Rafael Sonic.O disco (coisas do além,e depois) tem 12 composições próprias do Rafael,e TODAS estão disponíveis para baixar na íntegra no site da trama virtual.Com influências de Bob Dylan,Renato Teixeira,Sui Generis,etc..,Rafael nos presenteia
com um disco cheio de composições puras,letras sinceras,verdadeiras,de coração,e sem nenhum apelo comercial.Coisa que está extinta ultimamente.Enfim,garanto que vale muito a pena baixar e escutar esse disco!!!Entrem aqui no site da trama que lá tem muito mais informações.Ah!depois de ouvirem o disco,comentem aqui dizendo o que vocês acharam dele !!!!!

obs: Acabou de ser publicado no site da trama uma entrevista com o Rafael Sonic.Confiram a entrevista aqui nesse link!!!!!

Cubase SX 3

3 de ago. de 2007 · 40 comentários

Vou postar aqui no Baterioteca um dos melhores softwares de gravação e edição do mercado para vocês baixarem.Esse software é O Cubase SX 3.O Cubase é um software perfeito para qualquer músico, compositor e produtor. Independentemente da maneira que uma pessoa criativa se aproxima da música,o Cubase oferece as ferramentas certas para a sua criação. Possui uma "Project Window" bem estruturada e poderosas ferramentas de edição que dão suporte para os mais diferentes métodos de composição.Além é claro,de ter inúmeros recursos MIDI.RECOMENDO MUITO ESSE SOFTWARE!!!!....E de presente....vou postar aqui tambem o manual de operação em PORTUGUÊS do Cubase para vocês baixarem.
Divirtam-se!!!!!!!
Aqui vão os links para download:

# Cubase SX 3 - parte 1 - (61 MB)
# Cubase SX 3 - parte 2 - (60 MB)
# manual de operação em português - (10 MB)


OBS: Esse Cubase já está crackeado pela H2O.O pendrive virtual (TruEmu) e tudo o mais,já está imbutido no instalador do cubase...é só baixar,instalar TUDO e sair gravando!!!!

Perscrutando a Harmonia perdida – a Música na Adolescência

· 0 comentários

“A música está muito presente nas nossas vidas (…). A música pesada, por exemplo, quando estou a estudar, consigo considerá-la boa música. Música a adormecer, música a acordar. (…) Todos temos a música sempre presente na nossa vida. Estamos sempre, sempre, a ouvir música”......
Muito interessante esse texto do Professor Abílio Oliveira, vale a pena ler.
aqui vai o LINK

Matemática e Música: em busca da harmonia

· 2 comentários

Este texto (monografia apresentada por Larissa Suarez Perez) tem como objetivo mostrar a história das relações e a importância da interdisciplinaridade da matemática-música,fazendo uma excente análise das escalas musicais,mostrando as suas relações matemáticas. Muito interessante!!!
aqui vai o LINK !!!

outros links interessantes que achei:
# Curso de composição musical
# Júlio Herrlein
# A Harmonia no Contexto da Música Popular –
Um Paralelo com a Harmonia Tradicional

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores