Madeira !!!!!!

14 de jul. de 2007 · 0 comentários

Uma vez eu li em algum livro por aí uma coisa que eu achei muito interessante.Nele dizia que antigamente os instrumentos musicais eram usados em rituais,porque tinham um carácter sacrificial. Sacrificial,porque para obter a matéria-prima necessária para a fabricação dos instrumentos,era preciso sacrifícar algo. Pois,de ossos eram feitas as flautas,das árvores tiravam as madeiras,do couro as membranas para serem utilizadas nos tambores,crânios eram usados como chocalhos,tripas como cordas, etc...Enfim,sempre tive muita curiosidade com relação as madeiras e os diversos materiais que são utilizados na fabricação dos instrumentos musicais.Ficava imaginando como as árvores utilizadas seriam cortadas?quais madeiras são as melhores para a fabricação ? porque são as melhores ? como são feitos os tambores e os outros instrumentos musicais?...Então resolvi procurar pela internet alguma coisa que falasse sobre esses e outros assuntos,e para minha surpresa,acabei achando um monte de textos e artigos interessantes que conforme eu for achando e lendo,vou postando aqui. Aqui vão alguns desses links :
* Artigo em pdf - História e os tipos de madeira utilizada nas baquetas.
* Artigo do site da Pró-Mark - diferenças entre as madeiras e dicas para escolher a melhor baqueta.
* Texto do site cafemusic sobre madeiras
* No site da Odery eles mostram como funciona todo o processo de fabricação de uma bateria.

obs : Na revista batera desse mês(Julho 2007),eles visitaram a fabrica da Sonor na Alemanha,e fizeram uma reportagem muito interessante contando a história da fábrica,e mostrando todos os passos da construção de um tambor da marca.Além é claro,da matéria de capa sobre afinação,que está muito interessante. vale a pena conferir!!!

Mini-Curso Básico de Bateria.

8 de jul. de 2007 · 1 comentários

Navegando pelo site MV Portal de Cifras,achei um Mini-Curso Básico de Bateria. Apesar de ser muito básico,o mini-curso tem diversas informações úteis e interessantes para todos os bateristas.O curso(que é dividido em 10 aulas),começa fazendo uma introdução ao instrumento,apresentando ao leitor algumas peças fundamentais da bateria,e logo depois,faz uma introdução á leitura de partituras,com exercicios que trabalham ao mesmo tempo a leitura, e a manulação dos principais rudimentos.E para terminar,o autor do mini-curso dá algumas dicas de afinação,manutenção,etc...Enfim,vale a pena conferir!

Trate bem de seus ouvidos.

1 de jul. de 2007 · 0 comentários

Achei um artigo muito interessante, que dá algumas dicas sobre como proteger, e ter alguns cuidados com a audição. Assunto este,de suma importância para Todos aqueles que ainda não ficaram completamente surdo.E não querem ficar.
Link

Dicas sobre som!

· 0 comentários

Visitem esse site, que tem muitas dicas sobre som para "leigos" !!! muito interessante. vale a pena conferir!!

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores