Vida de Músico Não é Fácil - Bohumil Med

27 de set. de 2008 · 5 comentários



Passeando pela Livraria Cultura em Porto Alegre, esbarrei em um livro chamado : Vida de Músico Não é Fácil. Não dei muita bola, afinal de contas, todo mundo sabe que vida de músico não é fácil mesmo. Só fui me dar conta do tesouro que tinha em mãos, depois de ler o nome do autor : Bohumil Med. Bohumil Med ??? O cara do Teoria da Música ? Não pode ser !!! O que ele ta fazendo aqui ? Nunca tinha ouvido falar desse livro! Era isso que me passava na cabeça naquela hora. Não conseguia acreditar que Bohumil Med,o cara do Teoria da Música (famoso livro de teoria musical), tinha escrito um "manual de sobrevivência na selva musical" e recheado com ilustrações engraçadas ainda por cima! Sentei num banquinho próximo, dei uma folhada no livro, olhei o preço e pensei : "Puta que pariu! Não tenho dinheiro!E agora ? Caralho! Fudeu!". Minha mãe, que tinha ido ao mercado e agora ia tentar dar um jeito de me tirar da livraria, penalizada, horrorizada, e desolada com tamanho sofrimento, resolveu me dar o livro com a desculpa de que isso seria um "presente de aniversário antecipado". Como se não bastasse, ainda disse : "Já que é teu aniversário, pode escolher mais dois ou três livros para levar". Imagina a minha felicidade naquele momento! È como levar uma criança numa loja de doces e falar : "Pode pegar o que quizer!". Escolhi o livro do Bohumil, Uma Breve História do Mundo (adoro livros de história), O Jazz - Do Ragtime ao Rock, e a autobiografia do Eric Clapton. Cheguei em casa, peguei o livro do Bohumil, começei a ler e não consegui parar mais! Terminei o livro antes mesmo de conseguir ver em que página estava! O livro é brilhante! Incrível como ninguém pensou nisso antes! Somente um cara com a experiência, sensibilidade e perspicácia do Bohumil para conseguir retratar de forma tão bem humorada a longa epopéia que é a vida de um músico.
Além de tudo,as ilustrações desenhadas por Camillo Righini são muito engraçada mesmo!
Recomendo muito esse livro! Vale a pena comprar e conferir!

Alguns trechos:

"As más línguas contam a história de um pai que,preocupado apenas com a duração da aprendizagem, procurou o diretor do conservatório de música da cidade para consultá-lo a respeito do instrumento que o filho deveria aprender. Perguntou ao diretor quanto tempo o filho demoraria para aprender piano. Resposta : Em média, oito anos. O Pai achou muito tempo e quis saber sobre o violino. Aproximadamente sete anos, exclareceu o diretor. E clarineta, trompete ? Cinco anos. E sax ? Três anos. O diretor perdeu a paciência e disse que tinha a solução : guitarra elétrica, especialidade rock pesado, pois o filho poderia aprender em apenas duas semanas os dois únicos acordes usados naquele tipo de música."

"A entrada do maestro no palco costuma se dar de várias maneiras : uns entram como se fosse imperadores de Roma; outros correm como se fosse a reta final de uma corrida; alguns passam desastradamente entre os músicos, esbarrando nas estantes e tropeçando. Ao chegar a seu pedestal, o maestro cumprimenta o público com uma ou mais inclinações em direção á platéia. Esse momento parece lembrar o circo romano, quando os gladiadores cumprimentavam o imperador. Fosse mantida a tradição romana de decidir sobre a vida ou morte do gladiador após a luta, triste seria a sorte de alguns maestros e executantes após o concerto."

"Nos shows de música popular, especialmente de rock, não existem regras. Vale quase tudo: alguns artistas quebram de propósito seus instrumentos no fim do espetáculo (em alguns casos, deveriam quebrar antes e nem se apresentar); outros fazem gestos obscenos. È um mundo diferente, em que o público muitas vezes aprecia mais a excentricidade do artista do que propriamente a música(...)"

The Buddy Rich Big Band - Big swing face (1967)

17 de set. de 2008 · 1 comentários

Disco obrigatório para quem quizer conheçer um pouco mais o trabalho do grande mestre Buddy Rich!
Clique aqui para baixar o disco.

Buddy Rich Voador ?

· 0 comentários



O que dizer do Buddy Rich depois de assistir esse video? Buddy Rich faleceu (infelizmente) em 1987 e mesmo assim continua inovando? Como pode isso?
Eu fico cada vez mais impressionado com esse cara!

Obs: Dica do meu grande amigo,primo e grande batera,Luciano.

Octagon lança nova linha Nígma na Expomusic 2008

8 de set. de 2008 · 0 comentários

A linha de pratos Nígma é composta por cinco modelos, com acabamento rústico e brilhante. Entre eles, estão o Splash de 10 polegadas, o Hi-Hat com 13”, o Crash com 15”, o China Concept com 16” e o Hide Crash com 18”.

Além disso, a empresa mostrará o Cap Dell, um prato com efeito de cúpula e tamanho menor.

A empresa também terá uma atração internacional em seu estande, o baterista Eric Moore II. No dia 26 de setembro, o músico estará no espaço da Octagon e, às 18 horas, fará uma apresentação no espaço Music Hall.

Outro evento da empresa durante a feira será um sorteio no mesmo dia, também às 18 horas. O vencedor irá ganhar uma bolsa de estudos no Centro de Orientação Musical Alaor Neves e um kit com pratos, boné, camiseta e porta-baquetas, todos da marca Octagon.

A Octagon é fabricante de pratos e acessórios para esses produtos, como bags, caixas e displays de chão. Ela faz exportações para França, Equador e Alemanha.


ONDE E QUANDO?

EXPOMUSIC 2008

24 e 25 de Setembro - Restrito aos profissionais do setor

26, 27 e 28 de Setembro - Aberto ao público em geral

Horário:
das 13h às 21h


Expo Center Norte
Pavilhões Branco e Azul
Rua José Bernardo Pinto, 333
São Paulo - SP – Brasil

Fonte : www.feiraexpomusic.com.br

Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos, diz estudo

6 de set. de 2008 · 2 comentários

Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.

A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.

Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade. Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.

"São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North.

Ele ressalta que uma das explicações pode ser o "aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos". "As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou.

Relação
De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing. "Se você sabe a preferência musical de uma pessoa, pode dizer que tipo de personalidade ela tem e para quem deve vender", disse North. "São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."

Esses cientistas não tem mais o que fazer mesmo.

Vi AQUI.

Jimi Hendrix: guitarra incendiada é vendida por meio milhão

· 0 comentários

"A Press Association relata que uma guitarra usada por Jimi Hendrix, e que foi a primeira a ser incendiada pelo músico, foi vendida em leilão por nada menos que 280.000 libras, ou 495.000 dólares.

Hendrix queimou a Fender Stratocaster 1965 ao final do seu show em Astoria, no Finsbury Park, em Londres, em março de 1967.

Depois de vários lances, o leilão, realizado em Londres, foi vencido pelo colecionador americano Daniel Boucher. Ele disse: "Achei que teria que pagar ainda mais por ela. Vou tocá-la e torcer para que passe um pouco de sua mágica para mim".

Hu-hum sei.

Vi AQUI.

Nova banda do Junior

· 0 comentários

O músico (?) Junior, que ficou nacionalmente famoso pela dupla em parceria com sua irmã (gostosinha),Sandy, revelou o nome de seu novo projeto musical. A banda recebeu o nome de Nove Mil Anjos (hein?) e traz na formação Champignon, ex-baixista do Charlie Brown Jr., o guitarrista Peu Sousa, que tocava com a Pitty, e o vocalista Péricles Carpigiani, conhecido como Perí.

Putz!!! :(

Vi AQUI (infelizmente)!

Soft Machine: Floating World/Bundles '74

5 de set. de 2008 · 0 comentários



Quebradeira Psicodélica!!!

Obs: Dica do meu amigo Thiago.

Brecker Brothers - Some Skunk Funk

4 de set. de 2008 · 1 comentários



ISSO é Funk!!!

Street Drum

· 0 comentários



Muito foda!

De volta !

3 de set. de 2008 · 0 comentários

Depois de 4 dias comendo hambúrguer ("Double-Double"),fazendo piada e tocando em São Paulo, estamos de volta!

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores