Animal vs Buddy Rich

14 de mar. de 2009 · 0 comentários

Manual de como tocar Bateria sem Bateria

· 5 comentários

Esse manual foi retirado do livro "Fuck extreme tecnics-Apuretion and Evolution" no Capítulo 22 da página 171 em "How to Play Drums without Drums". Tocar bateria sem ela é muito fácil, basta você pegar alguns acessórios básicos da sua casa. Você vai precisar de:

* Um par de lápis
* Panelas
* Caixa de papelão
* Tapa-Ouvidos
* Embalagens de DVD
* Imaginação
* Cola de Bastão
* Tesoura sem ponta
* Ajuda de um adulto

Use os chinelos como pedal (obs: se você morar no apartamento depois do primeiro andar cuidado para não apurrinhar muito seu vizinho dando porradas no chão), as embalagens para obter um timbre diferente, as caixas como os tambores, os lápis como as baquetas e as panelas como os pratos,tente pegar as maiores para fazer o ride,e a imaginação pro resto. Se quiser um som mais diferente ainda você pode bater em você mesmo.

Tirado do Desciclópédia

Sampler de “Tommy Igoe’s Groove Essentials 2.0″ para download

· 0 comentários

A Hudson Music disponibilizou um sampler do DVD “Tommy Igoe Groove Essentials 2.0“!

Contém um PDF e MP3 (sem bateria) com a lição “Groove # 79 - Very Fast Swing“ (quando diz very fast, é very, very fast: 350bpm!) e é uma ajuda preciosa para qualquer baterista que queira aprender a tocar swings rápidos. O PDF apresenta ainda algumas variações para tocar com o playalong incluído.

No vídeo Tommy Igoe explica tudo e mostra como dominar o ride a alta velocidade. Download aqui.

Fonte: Baterismos.com

Cartuns - Gregg Bissonette

· 0 comentários



Clique AQUI para ver mais cartuns de bateristas!

Thru YOU

· 1 comentários

"Thru YOU" é um projeto sensacional (e muito original) criado pelo produtor e músico israelense Kutiman, que teve a idéia de editar e remixar vários videos do youtube para criar composições novas! Ele reuniu clipes de músicas, perfomances históricas, videos caseiros,etc..editou,e formou sua própria canção. Genial!


Clique AQUI para ver o vídeo!


Obs: o baterista do video é o grande Bernard "Pretty" Purdie! E o video original é esse aqui!

MUITO BOM!!!!

Drummers Downloads

12 de mar. de 2009 · 1 comentários

Drummers Downloads - Òtimo blog só com discos de bateristas consagrados para download!

Afinação de Bateria - Bob Gatzen

11 de mar. de 2009 · 0 comentários

Vou postar aqui no blog uma das melhores video-aula sobre afinação de bateria! Os videos foram feitos pelo baterista Bob Gatzen, e tem dicas muito interessantes. Detalhe : Todos os videos estão traduzidos para o Português !!! :)
Parabéns ao Daniel Batera pela iniciativa e pela criação da comunidade "Traduzindo Videos de Bateria", e ao Amok (aurokam) pela tradução dos vídeos! Parabéns mesmo!!

Obs : Visitem e participem da comunidade "Traduzindo Videos de Bateria"! Tem muitos vídeos interessantes traduzidos por lá!

Bob Gatzen - Afinação de Bateria Parte 1 - Introdução (LEGENDADO)



Bob Gatzen - Afinação de Bateria Parte 2 - Tontom (LEGENDADO)



Bob Gatzen - Afinação de Bateria Parte 3 - A Caixa (LEGENDADO)



Bob Gatzen - Afinação de Bateria Parte 4 - O Bumbo - LEGENDADO

Um dom de gênio

10 de mar. de 2009 · 1 comentários

*Artigo publicado na edição 152 (maio de 2000) da revista Superinteressante

Aqueles que identificam de ouvido qualquer nota musical provocam espanto até entre os músicos. Agora, esse poder misterioso - o ouvido absoluto - começa a ser decifrado nos seres humanos e nos pássaros canoros. E há cientistas que acham que ele é acessível a qualquer mortal.

Por Nelson Jobim, de Londres

Muito antes de ficar famoso pelas Bachianas Brasileiras e outras obras-primas da música erudita, Heitor Villa-Lobos já era um menino prodígio, violoncelista profissional aos 12 anos de idade. Mas seria impossível dizer quanto desse talento precoce já tinha nascido com ele. Desde cedo, o genial compositor foi educado pelo pai, músico amador dos mais apaixonados — e professor ultra-rigoroso. Parte de seu método consistia em obrigar o filho a identificar quais notas musicais eram emitidas em qualquer som ambiente, do pio de um passarinho ao freio de um trem. E, toda vez que errava — crock! —, o pobre Heitor entrava no cascudo.

Agora a Ciência está descobrindo, tal como no caso do maestro brasileiro, que o ouvido absoluto não é um dom divino, mas algo que pode ser adquirido por meio de treinamento, desde que feito na infância. Até há pouco, acreditava-se que ele era um privilégio inato e raríssimo, prerrogativa de uma em cada 10 000 pessoas. Essa visão começa a ser derrubada. Há pesquisadores que acham até que todos nascemos com esse potencial.

A educação do ouvido começa cedo

É fácil para um professor de música reconhecer os alunos que têm ouvido absoluto. Essa tribo superdotada costuma sofrer da compulsão de identificar musicalmente qualquer ruído. Há até uma anedota a respeito do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) quando jovem. Uma vez ele teria exclamado "Sol sustenido!" ao ouvir o guincho de um porco.

Mozart, a mais célebre criança prodígio na história da música, tinha em comum com Villa-Lobos um pai ambicioso e exigente, que o obrigava a estudar noite e dia. A questão é saber se ele desenvolveu seu talento extraordinário porque começou cedo ou se começou cedo porque tinha um dom natural.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa apresentada em novembro à Sociedade Acústica Americana conclui que todos nós temos, pelo menos em potencial, um ouvido absoluto. Sua autora, a psicóloga Diana Deutsch, da Universidade da Califórnia, partiu de uma analogia com as línguas tonais — as diversas línguas, na maioria asiáticas e africanas, em que uma mesma palavra pode ter diferentes significados apenas variando a entonação.

Deutsch fez um grupo de vietnamitas e chineses repetir os mesmos vocábulos em dias diferentes, analisando os resultados em computador. As diferenças não ultrapassavam um semitom. Tão pouca alteração sugere que os falantes de línguas tonais teriam, todos, ouvido absoluto, pois dependem disso para se entender. "Não quer dizer que sejam capazes de identificar notas musicais. Afinal, não foram treinados para isso", explicou a pesquisadora à SUPER. "Mas, como aprenderam uma língua tonal na infância, desenvolveram o dom. Se eles puderam, todos podemos, desde que a educação musical não seja tardia", garante.

De pai para filho

É claro que a disposição genética também conta. O geneticista Peter Gregersen, da Universidade de Nova York, pesquisou 600 indivíduos com ouvido absoluto e descobriu que "25% dos seus filhos também têm essa capacidade, em comparação com 1% dos filhos de músicos sem ouvido absoluto".

Mesmo assim, Diana Deutsch e Daniel Levitin, psicólogo da Universidade McGill, no Canadá, acham que todos podemos ser educados até desenvolver o dom, independentemente da nossa herança genética. "Cerca de 95% dos filhos de falantes de persa também falam persa", disse Levitin à SUPER. "Isso não é um fenômeno genético, mas um fato cultural e lingüístico. Tanto que, se você aprender uma língua depois de uma certa idade, sempre terá sotaque e dificuldade de raciocinar nela." A diferença está, segundo Levitin, em aprender entre 3 e 6 anos. No máximo até os 9 anos.

Na música, dizem os pesquisadores, aconteceria a mesma coisa. Quando uma criança ouve a mãe dizer: "Isto é vermelho, aquilo é marrom", aprende a identificar a cor com a palavra. Se ouvir um instrumento de som nítido, como piano ou xilofone, e lhe disserem "isto é um dó", fará a mesma ligação. "O aprendizado transforma essa associação num reflexo condicionado", diz Levitin (veja na página 58).

Combinar genética com educação é a receita de sucesso. Quem nunca teve um músico na família, certo, tem menos chance. Mas basta os seus pais cantarem afinado no banheiro para você poder investir no treinamento do seu filho como um novo Villa-Lobos — talvez até melhor, sem cascudo. O essencial é educá-lo na infância. "Não acredito que o dom seja 100% natural nem algo que qualquer um possa aprender", diz o neurologista alemão Gottfried Schlaug, hoje na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. "Afinal, muitos já tentaram, sem sucesso. Mas ninguém desenvolve ouvido absoluto sem estar exposto à música desde cedo."

Resta um detalhe. O dom não garante criatividade na composição nem genialidade na interpretação. Helen Tucker, professora de música para crianças em Londres, faz questão de ressaltar à SUPER: "Um músico com ouvido absoluto pode tocar como um robô. Perfeição técnica não significa expressividade."

Cérebro de músico é bem especial

Lobo temporal é o nome da região do córtex cerebral onde são processados os sinais sonoros. "Deduzo que a habilidade de produzir música também deve estar lá", afirma o neurologista alemão Helmut Steinmetz, um dos pesquisadores da Universidade Henrich Heine, de Düsseldorf, Alemanha, responsáveis pela descoberta de que os músicos têm o lobo temporal esquerdo maior que o dos outros indivíduos.

Steinmetz e seu parceiro Gottfried Schlaug compararam, em exames de ressonância magnética, o cérebro de trinta músicos — onze com ouvido absoluto e dezenove sem — com os de outros trinta indivíduos. Em todos, o lobo temporal esquerdo é um pouco maior que o direito, mas essa diferença chega a ser duas vezes maior entre os músicos e maior ainda entre os portadores de ouvido absoluto.

Para o neurologista Robert Zatorre, do Instituto Neurológico de Montreal, no Canadá, essa constatação torna-se ainda mais surpreendente se considerarmos que o lado esquerdo do cérebro é associado a funções verbais e analíticas e o lado direito à intuição e às artes. Se os músicos têm o lobo temporal esquerdo maior, isso significa que esse hemisfério cerebral também recebe informações musicais — e não apenas o direito. O que indica, claramente, que a música, além de arte, também é linguagem. "Cada um desses hemisférios deve processar diferentes elementos musicais", conclui Zatorre.

Na experiência realizada por Steinmetz e Schlaug na Alemanha, o mais extraordinário foi a conclusão de que o cérebro pode aumentar de tamanho com treinamento. Schlaug disse à SUPER que "um lobo temporal esquerdo maior do que o direito é a condição necessária para a formação de um ouvido absoluto". Parece espantoso, mas não é. Segundo Daniel Levitin, as imagens do desenvolvimento do cérebro feitas pela neurologista Helen Neville, em 1994, na Universidade de Oregon, "revelam um enorme crescimento das conexões neurais até os 9 anos de idade e o final desse processo aos 18 anos". Isso explica tanto a facilidade das crianças de aprender línguas ou de adquirir ouvido absoluto quanto de até aumentar o tamanho do cérebro. Assim, ter percepção genial fica mais fácil.

Para saber mais

Voz Cantada, Henrique Olival Costa e Marta de Andrada Silva, Editora Lovise, São Paulo, 1998.

O ouvido humano só é capaz de perceber sons nas freqüências entre 20 e 20.000 hertz, ou ciclos por segundo. Quanto mais alto esse número, mais agudo é o som.

"Um regente que tem ouvido absoluto consegue afinar o grupo sem o diapasão. Ele evita que durante a música as pessoas baixem o tom, tendência natural num coral. Villa-Lobos e Bartók compunham sem chegar perto do piano, porque tinham ouvido absoluto e, dentro deles, a memória dos sons de cada nota musical."

Nelson Ayres, pianista brasileiro, maestro da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo — que não tem ouvido absoluto

"Meu ouvido absoluto me ajuda quando vou escolher instrumentos para meus arranjos. Consigo imaginar uma música apenas lendo a partitura, como se fosse uma história num livro. Sei como cada instrumento vai soar no conjunto sem precisar ouvi-lo."

Pedrinho Mattar, pianista e arranjador brasileiro

Nem todos os gênios musicais identificam qualquer nota de ouvido. Compositores como Wagner, Stravinsky, Schumann e Ravel raramente conseguiam realizar essa proeza. Mas a turma abaixo tinha ou tem ouvido absoluto comprovado.

Haendel (1685-1759), compositor alemão

Mozart (1756-1791), compositor e pianista austríaco

Beethoven (1770-1827), compositor e regente alemão

Chopin (1810-1849), compositor e pianista polonês

Béla Bartók (1881-1945), compositor húngaro

Pierre Boulez, compositor e regente francês, 75 anos

Arthur Rubinstein (1887-1982), pianista polonês

Glenn Gould (1932-1982), pianista canadense

Yo-yo Ma, violoncelista chinês, 44 anos

Nat King Cole (1919-1965), pianista americano

Oscar Peterson, pianista canadense, 74 anos

Keith Jarrett, compositor americano, 55 anos

Frank Sinatra (1915-1998), cantor americano

Barbra Streisand, cantora americana, 58 anos

Julie Andrews, cantora inglesa, 65 anos

Stevie Wonder, compositor americano, 50 anos

Yngwie Malmsteen, guitarrista sueco, 37 anos

Ritchie Blackmore, guitarrista inglês, 55 anos

Hermeto Paschoal, composito brasileiro, 64 anos

A onda da percepção

A expectativa de um estímulo — como o de identificar uma nota musical tão logo ela seja tocada — dispara do lobo temporal, a região auditiva do córtex, uma onda cerebral chamada P300. Ela tem esse nome por ser uma onda de carga elétrica positiva e por demorar 300 milésimos de segundo para atingir o córtex frontal, a camada externa do cérebro onde os estímulos se tornam conscientes. A P300 funciona, portanto, como um marcador neurofisiológico da atenção, assinalando a passagem da sensação à percepção.

Nos indíviduos com ouvido absoluto, a mesma onda P300 parte do lobo temporal e busca a identificação da nota no lado frontal esquerdo do cérebro, relacionado à memória de longo prazo. A descoberta é do neurologista Robert Zatorre, do Instituto Neurológico de Montreal, após examinar músicos com e sem essa capacidade.

Quando alguém que não tem ouvido absoluto é desafiado a identificar uma nota musical, a onda P300 percorre o lado frontal direito do córtex, associado à memória operacional.

A diferença cerebral

Músicos com ouvido absoluto têm o lobo temporal do lado esquerdo maior que o dos outros músicos. A descoberta foi feita pelos neurologistas Gottfried Schlaug e Helmut Steinmetz, na Universidade Heinrich Heine, em Düsseldorf, Alemanha.

Com ou sem ouvido absoluto, os músicos não são páreo para as aves canoras. O psicólogo Ron Weisman, da Queen’s University, em Ontario, Canadá, comparou o ouvido do tentilhão europeu (Fringilla coelebs) com o de artistas profissionais. Os bichos tinham que entoar a nota certa para abrir uma caixa que continha alimento.

As dez aves estudadas acertaram o tom 85% das vezes, enquanto dez músicos só conseguiram em 50% dos casos.

A perícia é justificada. Afinal, a música está ligada à sobrevivência das aves, seja para o acasalamento, seja para a defesa, seja para a procura de comida. "Os pássaros usam com freqüência as mesmas variações rítmicas e de tons, combinações e permutações de notas encontradas na música", diz o ornitólogo Luis Baptista, da Academia de Ciências da Califórnia, em São Francisco. A sul-americana corruíra (Troglodytes musculus) canta numa escala cromática — aquela na qual todas as notas, mais os sustenidos e os bemóis, são entoadas. Os rouxinóis da família dos turdídeos entoam um tema, depois criam variações sobre ele e então retornam à melodia original, como Bach fez nas famosas Variações Goldberg.

Baptista afirma que os passarinhos inspiraram compositores. Quando o estorninho (Sturnus vulgaris) de estimação de Mozart morreu, ele chamou os amigos para o enterro, cantou e leu um poema no funeral. Oito dias depois, compôs o Divertimento ou Sexteto para Cordas e Sopro. O ornitólogo está certo de que foi uma homenagem póstuma. Beethoven, por sua vez, teria se inspirado num melro para escrever as primeiras frases do rondó de um concerto de violino. Joseph Haydn (1732-1809) e Franz Schubert (1797-1828) aproveitaram o grito da codorna. E o próprio Villa-Lobos intitulou de Uirapuru uma de suas peças mais conhecidas.

Contraponto consigo mesmo

Os pássaros conseguem realizar algo impensável para os humanos. Em vez de cordas vocais, eles têm duas siringes — laringes inferiores que funcionam como caixas de ressonância. Elas emitem, ao mesmo tempo, dois sons distintos, um dote que as aves usam para cantar simultaneamente em diferentes tons. Fazem contraponto consigo mesmas.

O estorninho era o pássaro de estimação de Mozart

O melro inspirou a abertura de um concerto de Beethoven

O rouxinol é capaz de criar variações sobre uma melodia


Fonte : Superinteressante


Qual a origem dos nomes no rock?

· 0 comentários

* Artigo publicado na edição 233 (dezembro de 2003) da revista Superinteressante.

Beatles

Tanta gente perguntava a origem do nome para John Lennon que cada vez ele inventava uma história diferente. A mais aceita é que o primeiro nome, The Beetles ("Os Besouros"), foi inspirado na banda The Crickets ("Os Grilos"). O "a" veio depois, por idéia de Lennon, que gostou do trocadilho com beat (ritmo, batida).

Guns n'Roses
Axl Rose teve uma banda chamada Hollywood Rose até 1985, quando formou outra com o guitarrista Tracii Guns, do L.A. Guns. O nome escolhido para o novo time foi uma mistura dos dois anteriores. Tracii só serviu para batizar a banda, pois logo deixou o grupo para dar lugar ao cabeludo Slash.

AC/DC
Angus e Malcolm Young se inspiraram na máquina de costura da irmã deles, que tinha a inscrição AC/DC (corrente alternada/corrente contínua, que indica que o aparelho funciona tanto na tomada quanto com bateria). Eles não sabiam que a sigla também é uma gíria para bissexuais.

Ramones
Pura inspiração nos Beatles. Paul McCartney usava o nome Paul Ramon para evitar a imprensa quando dava entrada em hotéis. O baixista Douglas Colvin gostou da idéia, mudou seu nome para Dee Dee Ramone e convenceu os colegas a fazer o mesmo.

Limp Bizkit
Há duas teorias não confirmadas, cada uma com um significado da palavra limp. Na primeira, ela significa "mole", e o biscoito mole seria o cérebro do vocalista Fred Durst sob efeito da maconha. Mas a palavra também significa "manco", como um cachorro de Durst que se chamava Biscuit - a outra possível inspiração.

Rolling Stones
Rollin' Stone era o nome de um blues de Muddy Waters, ídolo do guitarrista Brian Jones, que decidiu botar o nome da música (cuja letra dizia que "pedra que rola não cria musgo") na banda. O "g" veio anos depois, dada a insistência de um empresário em prol do inglês correto.

Led Zeppelin
Keith Moon, baterista do The Who, disse a Jimmy Page que a banda dele iria voar como um balão de chumbo. Daí o nome "zepelim de chumbo", lead zeppelin. Depois Page tirou o "a" para que os fãs do grupo não pronunciassem "lid" - som que lead tem quando significa liderança.

Foo Fighters
Na 2ª Guerra, os pilotos americanos freqüentemente viam bolas de fogo e objetos não identificados enquanto sobrevoavam a Europa. Eles chamaram aquelas coisas de foo fighters: foo era o jeito americano de dizer as palavras francesas feu ("fogo") ou fou ("louco").

Sex Pistols
O nome da banda punk inglesa foi idéia do seu empresário. Malcolm McLaren se inspirou na sua butique de roupas, a Sex, e pensou que ficaria legal estender a marca para o nome da banda, acrescentando a palavra "pistola" para dar uma conotação ainda mais fálica àquele sexo punk.

BESTEIROL NACIONAL
No Brasil, a origem dos nomes é tão sem pé nem cabeça quanto lá fora

Legião Urbana
Depois do fim da banda Aborto Elétrico, Renato Russo começou a tocar com o baterista Marcelo Bonfá. Antes de Dado Villa-Lobos aparecer, a idéia dos dois era revezar guitarristas e tecladistas para completar a banda. Uma legião de músicos, no caso.

Os Replicantes
No filme Blade Runner (1982), replicantes eram os andróides criados como réplicas dos humanos que acabavam se revoltando contra seus criadores. História perfeita para a banda punk gaúcha, numa época em que o filme com Harrison Ford era a coisa mais modernosa do mundo.

Paralamas do Sucesso
A banda de Herbert Vianna poderia se chamar As Plantinhas da Mamãe ou As Cadeirinhas da Vovó - o grupo ensaiava na casa da avó do baixista Bi Ribeiro. Foi ele que teve a idéia de mudar para Paralamas, que todos acharam curioso e ridículo o suficiente.

Capital Inicial
O nome da banda de Brasília não tem nada a ver com a capital federal. É que, como os músicos do grupo cantavam em festas e baladas só de brincadeira, não tinham dinheiro pra começar uma carreira profissional. Ou seja, faltava o "capital inicial".

Biquíni Cavadão
Quando tocavam músicas de Kid Abelha e Paralamas do Sucesso, o grupo de estudantes adolescentes recebeu uma visita do ilustre Herbert Vianna, que comentou: "Se eu tivesse essa idade, só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão". Daí pegou.

Fonte : Superinteressante





O JAZZ - do rag ao rock

9 de mar. de 2009 · 1 comentários

Olha só que legal esse diagrama mostrando a evolução do Jazz, feito por Joachim-Ernst Berendt, e publicado no seu livro : "Jazz: do Rag ao Rock".



Aliás, recomendo muito a leitura desse livro! Muito bom! Trata-se, nada mais nada menos, do estudo sobre jazz mais lido em todo o mundo - sua publicação em 14 idiomas já atingiu uma tiragem superior a um milhão de exemplares.



* Joachim e. Berendt - O jazz do rag ao rock. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção Debates, vol. 109) - 403 páginas.

Alimentação Para Bateristas Durante um Show. Pré, Durante e Após o Evento

· 0 comentários

De modo geral, uma refeição saudável deve ser composta por carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Estes nutrientes são responsáveis por todo o equilíbrio do organismo, fornecendo elementos energéticos, construtores e reguladores.

Um baterista em um dia de show, tem um gasto energético aumentado pois utiliza maior quantidade de seus estoques musculares.

Os estoques são formados principalmente pelos carboidratos (pães, biscoitos, massas, arroz etc), portanto, devem estar presentes durante todo o dia na dieta de um baterista. A recuperação muscular, além de carboidratos, necessita de proteínas (carnes, ovos, leites e derivados), pois são importantes para a integridade dos músculos.

Por exemplo: um baterista adulto de aproximadamente 70 Kg e 1,70m de altura gasta em média para fazer um show de 2 horas, cerca de 570 Kcal. Por isso deve realizar refeições antes, durante e depois do show.

Alimentação antes do show:

Objetivo: manter os níveis adequados de energia no músculo (chamado por glicogênio muscular) essencial para a realização de contração muscular durante os movimentos necessários de percussão, podendo evitar assim a fadiga muscular, que provavelmente diminuiria o ritmo da performance.

Fazer a grande refeição (almoço e jantar) cerca de 3 horas antes do evento para que a digestão dos nutrientes já tenham sido realizadas e estejam disponíveis nos músculos, além de não causar desconforto gástrico como a má absorção minutos antes de entrar no palco.

Se o show for fora do horário das grandes refeições como por exemplo, de madrugada, é importante que se faça um lanche de pão francês ou de forma com requeijão light e peru ou atum sem óleo (gordura demora mais para ser absorvida) e uma fruta (banana, por exemplo)

Exemplo de refeição :

* Salada de folhas, palmito, milho verde, tomate.
* Filé grelhado (carne bovina magra ou de frango)
* Abobrinha refogada
* Arroz / Feijão ou macarrão
* Suco de laranja

Alimentação durante o show:

Objetivo: manter os níveis de glicose na circulação, pois, esta vai ser usada como fonte de energia para músculo realizar suas atividades, quando o glicogênio muscular se esgotar.

Claro que tudo vai depender do tempo de trabalho, pois quanto mais longo, mais cuidado é preciso ter. Mas deve-se ingerir líquidos como água pura ou sucos, água de coco e isotônicos, pois além de conter a água para evitar a desidratação possuem vitaminas minerais e carboidratos que ajudam a manter os níveis glicêmicos (açúcar no sangue). O ideal é consumir a cada 30 minutos para manter a hidratação, pois há uma perda constante de líquidos no suor e para a contração muscular.

As bebidas alcóolicas devem ser evitadas, pois causam a desidratação e diminuem a concentração de açúcar no sangue, causando a hipoglicemia e consequentemente a fadiga muscular.

Alimentação após o show:

Objetivo: favorecer a reposição do glicogênio muscular gasto durante o show e recuperar as fibras musculares que foram exercitadas e consequentemente lesadas durante a apresentação. Tentar fazer a refeição no máximo até 1 hora após o final do show para a recuperação muscular ser mais eficaz, pois há uma melhor captação de glicose pelo músculo, para produzir o glicogênio.

Exemplo:

* Lanche natural (com atum, alface, tomate e queijo branco)
* Suco de frutas, água de coco

Fonte : RGNutri

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores