Fazendo o estudo render

4 de fev. de 2009 ·

Vou postar aqui no blog um artigo que eu achei no site oficial do batera Alexandre Cunha dando ótimas dicas sobre como estudar. Muito bom!

"Caros amigos Bateras e Percussas!! Hoje vou dar umas dicas para ajudar em seus estudos. Vamos lá !!

Muitas vezes nós nos perguntamos porque nosso estudo não está rendendo. Como professor, vejo como os alunos estudam errado e por isso gostaria de discutir alguns pontos para que seus estudo possam render mais !!

1. Um dos erros mais graves é a ansiedade e a afobação de querer tocar tudo muito rápido e assim, por mais que se repita o exercício, ele continua “sujo”. O problema está que você ainda não achou a velocidade limite entre conseguir e não conseguir fazer (ou sujar) e esse tempo está geralmente muito abaixo do que você está treinando e por isso você nunca consegue. É como se um levantador de peso tentasse todos os dias erguer 200 Kg sendo que ele não ergue 120 kg. Aí fica impossível ! Por isso tenha sempre um metrônomo e ache sua velocidade limite e lembre-se que só se chega ao alto da escada de degrau em degrau!

2. Outro erro é a diferença em “tirar” (conseguir fazer) dominar completamente um exercício. Muitos bateristas conseguem a independência necessária e acham que já está legal. Só que isso só vale se você tocar de 1ª com firmeza e swing. Por isso: repetição , repetição e mais repetição até o exercício ter esta consistência. Faça um teste: chame seus amigos bateras , seu professor ou alguém que você respeite e que toque. Toque pra ele(s). Tudo que sair de 1ª é o que você sabe !! O que não sair ou embolar é o que você precisa estudar mais !!

3. Estude o exercício até o fim. Muitas vezes os músicos estudam algo e pelo grau de dificuldade deixam de lado e não chegam até a perfeição. Daí, todo este tempo que você estudou foi perdido. Então acredite naquilo que você faz e vá até o fim. Nada melhor do que você realizar algo que achava impossível acontecer !!

4. Você pode estar sempre estudando pois é seu cérebro que manda na independência e combinação da figura, por isso , mesmo no ônibus, no escritório ou onde quer que seja, você pode mentalizar o exercício e fazê-lo.

5. Um último ponto é : Quanto tempo treinar ?? E a resposta óbvia é o máximo que puder !! Mas se você treina só meia hora por dia não se desanime e não queira tocar 10 exercícios neste tempo. Toque um só até atingir a perfeição pois meia hora é bastante tempo para um único exercício. E lembre-se !! Melhor estudar meia hora todos os dias do que 08 horas em apenas um dia durante uma semana !!"


Alexandre Cunha

1 comentários:

Dan disse...
quinta-feira, junho 02, 2016 10:41:00 AM  

Boas dicas!! Valeu

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores