Alimentação Para Bateristas Durante um Show. Pré, Durante e Após o Evento

9 de mar. de 2009 ·

De modo geral, uma refeição saudável deve ser composta por carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Estes nutrientes são responsáveis por todo o equilíbrio do organismo, fornecendo elementos energéticos, construtores e reguladores.

Um baterista em um dia de show, tem um gasto energético aumentado pois utiliza maior quantidade de seus estoques musculares.

Os estoques são formados principalmente pelos carboidratos (pães, biscoitos, massas, arroz etc), portanto, devem estar presentes durante todo o dia na dieta de um baterista. A recuperação muscular, além de carboidratos, necessita de proteínas (carnes, ovos, leites e derivados), pois são importantes para a integridade dos músculos.

Por exemplo: um baterista adulto de aproximadamente 70 Kg e 1,70m de altura gasta em média para fazer um show de 2 horas, cerca de 570 Kcal. Por isso deve realizar refeições antes, durante e depois do show.

Alimentação antes do show:

Objetivo: manter os níveis adequados de energia no músculo (chamado por glicogênio muscular) essencial para a realização de contração muscular durante os movimentos necessários de percussão, podendo evitar assim a fadiga muscular, que provavelmente diminuiria o ritmo da performance.

Fazer a grande refeição (almoço e jantar) cerca de 3 horas antes do evento para que a digestão dos nutrientes já tenham sido realizadas e estejam disponíveis nos músculos, além de não causar desconforto gástrico como a má absorção minutos antes de entrar no palco.

Se o show for fora do horário das grandes refeições como por exemplo, de madrugada, é importante que se faça um lanche de pão francês ou de forma com requeijão light e peru ou atum sem óleo (gordura demora mais para ser absorvida) e uma fruta (banana, por exemplo)

Exemplo de refeição :

* Salada de folhas, palmito, milho verde, tomate.
* Filé grelhado (carne bovina magra ou de frango)
* Abobrinha refogada
* Arroz / Feijão ou macarrão
* Suco de laranja

Alimentação durante o show:

Objetivo: manter os níveis de glicose na circulação, pois, esta vai ser usada como fonte de energia para músculo realizar suas atividades, quando o glicogênio muscular se esgotar.

Claro que tudo vai depender do tempo de trabalho, pois quanto mais longo, mais cuidado é preciso ter. Mas deve-se ingerir líquidos como água pura ou sucos, água de coco e isotônicos, pois além de conter a água para evitar a desidratação possuem vitaminas minerais e carboidratos que ajudam a manter os níveis glicêmicos (açúcar no sangue). O ideal é consumir a cada 30 minutos para manter a hidratação, pois há uma perda constante de líquidos no suor e para a contração muscular.

As bebidas alcóolicas devem ser evitadas, pois causam a desidratação e diminuem a concentração de açúcar no sangue, causando a hipoglicemia e consequentemente a fadiga muscular.

Alimentação após o show:

Objetivo: favorecer a reposição do glicogênio muscular gasto durante o show e recuperar as fibras musculares que foram exercitadas e consequentemente lesadas durante a apresentação. Tentar fazer a refeição no máximo até 1 hora após o final do show para a recuperação muscular ser mais eficaz, pois há uma melhor captação de glicose pelo músculo, para produzir o glicogênio.

Exemplo:

* Lanche natural (com atum, alface, tomate e queijo branco)
* Suco de frutas, água de coco

Fonte : RGNutri

0 comentários:

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores