Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos, diz estudo

6 de set. de 2008 ·

Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.

A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.

Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade. Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.

"São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?", afirmou North.

Ele ressalta que uma das explicações pode ser o "aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos". "As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas", afirmou.

Relação
De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing. "Se você sabe a preferência musical de uma pessoa, pode dizer que tipo de personalidade ela tem e para quem deve vender", disse North. "São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs."

Esses cientistas não tem mais o que fazer mesmo.

Vi AQUI.

2 comentários:

Anônimo disse...
sábado, setembro 06, 2008 12:29:00 PM  

Eu discordo da parte em que ele coloca heavy metal e música erudita como "estilos tão distintos".

Anônimo disse...
quarta-feira, fevereiro 10, 2010 6:25:00 AM  

Yes indeed, in some moments I can say that I acquiesce in with you, but you may be inasmuch as other options.
to the article there is still a without question as you did in the decrease issue of this request www.google.com/ie?as_q=xara xtreme pro 4.0.4966 ?
I noticed the catch-phrase you have not used. Or you use the black methods of helping of the resource. I take a week and do necheg

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores