Vida de Músico Não é Fácil - Bohumil Med

27 de set. de 2008 ·



Passeando pela Livraria Cultura em Porto Alegre, esbarrei em um livro chamado : Vida de Músico Não é Fácil. Não dei muita bola, afinal de contas, todo mundo sabe que vida de músico não é fácil mesmo. Só fui me dar conta do tesouro que tinha em mãos, depois de ler o nome do autor : Bohumil Med. Bohumil Med ??? O cara do Teoria da Música ? Não pode ser !!! O que ele ta fazendo aqui ? Nunca tinha ouvido falar desse livro! Era isso que me passava na cabeça naquela hora. Não conseguia acreditar que Bohumil Med,o cara do Teoria da Música (famoso livro de teoria musical), tinha escrito um "manual de sobrevivência na selva musical" e recheado com ilustrações engraçadas ainda por cima! Sentei num banquinho próximo, dei uma folhada no livro, olhei o preço e pensei : "Puta que pariu! Não tenho dinheiro!E agora ? Caralho! Fudeu!". Minha mãe, que tinha ido ao mercado e agora ia tentar dar um jeito de me tirar da livraria, penalizada, horrorizada, e desolada com tamanho sofrimento, resolveu me dar o livro com a desculpa de que isso seria um "presente de aniversário antecipado". Como se não bastasse, ainda disse : "Já que é teu aniversário, pode escolher mais dois ou três livros para levar". Imagina a minha felicidade naquele momento! È como levar uma criança numa loja de doces e falar : "Pode pegar o que quizer!". Escolhi o livro do Bohumil, Uma Breve História do Mundo (adoro livros de história), O Jazz - Do Ragtime ao Rock, e a autobiografia do Eric Clapton. Cheguei em casa, peguei o livro do Bohumil, começei a ler e não consegui parar mais! Terminei o livro antes mesmo de conseguir ver em que página estava! O livro é brilhante! Incrível como ninguém pensou nisso antes! Somente um cara com a experiência, sensibilidade e perspicácia do Bohumil para conseguir retratar de forma tão bem humorada a longa epopéia que é a vida de um músico.
Além de tudo,as ilustrações desenhadas por Camillo Righini são muito engraçada mesmo!
Recomendo muito esse livro! Vale a pena comprar e conferir!

Alguns trechos:

"As más línguas contam a história de um pai que,preocupado apenas com a duração da aprendizagem, procurou o diretor do conservatório de música da cidade para consultá-lo a respeito do instrumento que o filho deveria aprender. Perguntou ao diretor quanto tempo o filho demoraria para aprender piano. Resposta : Em média, oito anos. O Pai achou muito tempo e quis saber sobre o violino. Aproximadamente sete anos, exclareceu o diretor. E clarineta, trompete ? Cinco anos. E sax ? Três anos. O diretor perdeu a paciência e disse que tinha a solução : guitarra elétrica, especialidade rock pesado, pois o filho poderia aprender em apenas duas semanas os dois únicos acordes usados naquele tipo de música."

"A entrada do maestro no palco costuma se dar de várias maneiras : uns entram como se fosse imperadores de Roma; outros correm como se fosse a reta final de uma corrida; alguns passam desastradamente entre os músicos, esbarrando nas estantes e tropeçando. Ao chegar a seu pedestal, o maestro cumprimenta o público com uma ou mais inclinações em direção á platéia. Esse momento parece lembrar o circo romano, quando os gladiadores cumprimentavam o imperador. Fosse mantida a tradição romana de decidir sobre a vida ou morte do gladiador após a luta, triste seria a sorte de alguns maestros e executantes após o concerto."

"Nos shows de música popular, especialmente de rock, não existem regras. Vale quase tudo: alguns artistas quebram de propósito seus instrumentos no fim do espetáculo (em alguns casos, deveriam quebrar antes e nem se apresentar); outros fazem gestos obscenos. È um mundo diferente, em que o público muitas vezes aprecia mais a excentricidade do artista do que propriamente a música(...)"

5 comentários:

Anônimo disse...
sexta-feira, outubro 17, 2008 2:54:00 AM  

Chico, que legal o seu post, estou querendo comprar esse livro e o que você escreveu sobre ele me animou muito!
E que mãe legal você tem! hehe

cover disse...
domingo, março 07, 2010 3:46:00 PM  

olaaa!! gostaria de saberr na onde posso baixar este livroo???

Anônimo disse...
quarta-feira, março 10, 2010 3:19:00 PM  

"artistas quebram de propósito seus instrumentos no fim do espetáculo (em alguns casos, deveriam quebrar antes e nem se apresentar"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

dei trela aqui!

Chico de Freitas disse...
quarta-feira, março 10, 2010 10:19:00 PM  

Cover, dúvido que tenha esse livro pra baixar. Não faço a mínima idéia. Mas se puder comprar, garanto que vale a pena.

Anônimo disse...
domingo, outubro 02, 2011 10:09:00 PM  

Axo interessante a posição dele como musico porem axo um equivoco(pra não dizer um desrespeito) falar que "rock pesado" precisa de apenas 2 acordes,acho que muitos musicos sabem que não é bem por ae mais é interessante ver a posição do mestre Bohumil da um bom debate.
abraços!!

Disco do Mês

Disco do Mês
Mutantes - Tudo Foi Feito Pelo Sol (1974)

Siga o Baterioteca!

Quem sou eu

Eu sou apenas um baterista tosco e amador que aterroriza os vizinhos o dia inteiro.
Nas horas vagas escrevo aqui nesse blog tosco, e toco bateria na banda de apoio do compositor Rafael Sonic.

Ver Perfil Completo

Caixa de sugestões

Seguidores